16 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

11 DE AGOSTO, DIA DO ESTUDANTE!

No ano de 1927, foi criado o Dia do Estudante, ou o também chamado Dia do Aluno, para homenagear os cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.

A data visa incentivar o ensino e a alfabetização no País, além de proporcionar uma reflexão sobre os principais desafios enfrentados para proporcionar aos estudantes um ensino de qualidade e que o prepare para sua vida profissional e social.

Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar um pouco na história. Em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior. As duas escolas tornaram-se muito importantes, formando gerações de juristas, intelectuais e políticos brasileiros.