25 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Mais Benefícios Sociais para Pajeú do Piauí-PI

Alcançar famílias de baixa renda sem cobertura de nenhum programa social é a finalidade do Programa Pró-social, aderido na última sexta-feira, 06 de agosto de 2021, pela prefeitura Municipal de Pajeú do Piauí-PI, na pessoa do prefeito Claúdio Pereira, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social de Pajeú do Piauí e parceria entre Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos humanos(SASC) e Agência Piauí Fomento.

O Programa Pró-social em nosso município visa “abraça as famílias invisíveis que estão cadastradas no cadastro único, mas não recebem nada. O governo estadual está fazendo cruzamento de dados com o Instituto Nacional de Previdência Social, buscas e estudo para que esse cartão seja destinado a quem realmente precisa e estejam vulneráveis”, informou Secretária Municipal de Assistência Social, Srª Sebastiana Vieira de Carvalho. “Não tem nada a ver com auxílio emergencial. É um cartão que tem como objetivo incluir as pessoas nos programas sociais federais a que têm direito. Enquanto elas não são incluídas, serão mantidas no Estado. A previsão inicial é de seis meses, mas pode ser prorrogado, caso o beneficiário não esteja incluído em programa federal. O programa alcança todo o Estado e parceria com as Prefeituras Municipais, onde os técnicos da Assistência Social estarão fazendo a Busca Ativa para encontrar essas pessoas que estão invisíveis sem nenhuma renda e cobertura social”, acrescentou.

Também, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), na última sexta-feira (06), a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, na pessoa da secretária Sebastiana Vieira de Carvalho, firmou termo de entrega do Cartão Sasc Emergencial e Tarifa Social, benefícios esses que irão beneficiar várias famílias de nosso município que vivem em situação de extrema pobreza.

O Cartão Sasc Emergencial vai atender famílias de nosso município, com um auxílio de R$ 200 pelo período de dois meses. Os cartões, que serão distribuídos pelas secretarias de assistência social dos municípios, serão entregues bloqueados e a liberação será por meio de uma senha repassada pela Sasc. Já a Tarifa Social é um benefício que dá um desconto de até 65% na fatura de energia para famílias que mais precisam.